top of page

O caco entre outros cacos!!!

  • Foto do escritor: LORRAN AZEVEDO
    LORRAN AZEVEDO
  • 20 de mar. de 2019
  • 5 min de leitura




No Livro de Isaías cap.45:9 diz:

“Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?”

Introdução:

Lemos essa passagem constantemente mas o que mais fazermos é Contender com o Criador. Normalmente quando Ele quer fazer algo e que nós não queremos falamos: Sangue de Jesus tem poder, Nem pensar, Eu? É ruim hein!

Algo que temos que entender é que Deus sempre está certo, somente o oleiro sabe o que é melhor para o barro.

Ir para olaria é muito fácil, as vezes fácil até demais! Mas sair da Olaria... Já é outra história!

Enquanto você está fora da roda você decide o que você quer, mas quando o oleiro põe você na roda, quero ver se você faz o que quer, ah... Já que eu sou barro que fico duro, só para definir o limite do oleiro!

Aí que está o problema! Quando você se faz de uma barro difícil, ele joga água e aperta, joga água e aperta, joga água e aperta, só para te deixar maleável, para que a obra esteja concluída!

Algo que Temos que aprender é nos submetermos a Deus e à Sua vontade. Deus só nos pede uma coisa, Confiança. Como podemos dizer que temos fé se confiamos apenas quando acontece o que queremos que aconteça?

No livro de Jeremias cap. 18 diz: O vaso quebrou nas mãos do oleiro!

Mas repare bem o versículo: O e eis que o oleiro estava fazendo um vaso, quando analisamos o texto podemos entender que o vaso estava na roda, pois o oleiro estava fazendo o vaso, mas repare também que o vaso se quebra, será que oleiro não sabia o que estava fazendo? Mas o problema não é com o oleiro, pois a intenção era fazer uma vaso conforme o seu agrado, o problema estava no barro! O Oleiro era bom, mas o barro precisava ser trabalhado mais um pouco, pois quando um vaso se quebra sobre as rodas é porque o barro está duro, impedindo que o que o vaso se sustentasse, mas porque o oleiro não molhou o barro o suficiente? Ele não molhou porque tem coisas que só se mudam no processo! Tem coisas que só se mudam em cima da roda!

Viaje comigo agora no livro de Jeremias:

1º = Jeremias recebe um convite:

2º = Depois do convite, Deus pede Jeremias para observar.

3º = Ele entende o Processo, ele entende que nos somos barro nas mãos do Senhor!

Ok pregador até aí eu entendi, não você não entendeu, pois se entendesse você já estava glorificando!

Jeremias é convidado, depois ele observa o oleiro? Não ele observa o processo, e depois de observar o processo ele entende o molde!

Deixa eu te explicar melhor:

Desenvolvimento:

A Bíblia diz que Deus é o Oleiro e nós somos apenas o barro. Quando estamos de acordo vontade de Deus em nossas vidas, Ele molda, transforma conforme o seu agrado. Mas Quando chegamos ao Oleiro, precisamos entregar tudo, todas as imperfeições, vontades, projetos, e deixar que Ele seja o nosso Mestre. Precisamos deixar que Ele nos molde e nos faça o vaso de honra que Ele quer que sejamos.

Quando olhamos para nós mesmos vemos o que somos, somos pó.

Mas que estado de pó nós encontramos hoje?

O pó, o barro pode estar em três estados: poroso, úmido ou endurecido.

O estado Poroso: É pó em si sem mistura, mas não há como fazer nada com ele a menos que seja misturado com água e bem amassado para ser moldado.

O estado Úmido: É o estado em que o barro está duro, mas nem tanto, pois ele é pouco maleável.

O estado Endurecido: É aquele que só se que só se moer, se quebrar, só se esfarelar ele é moldado.

O barro é a massa moldável, quem nunca brincou com o barro? O barro pode tomar diversas formas! A nossa vida é comparada como o barro, como o pó. Muitas vezes estamos secos, quebrados, endurecidos, ou até mesmo em pó, mas Precisamos entender que temos que ser moldáveis como o barro nas mãos do Senhor.

É mais fácil pregar quando estamos vivendo tal situação, mas mais fácil que isso, só fazendo parte da história, e nessa noite eu convido você refletir um pouco sobre os três estados do malde, pois essa história é a nossa história, essa história é a nossa vida!

1- CACO: O caco é o barro endurecido e precisa ser moído para ser moldado.Quando estamos endurecidos, rígidos e sem fé, precisamos ser quebrantados por Deus.

Muitas vezes ficamos duro por causa do orgulho!

O caco são aquelas pessoas que se fazem de vítimas quando na verdade é o culpado!

Ele fere, e a justificativa dela é: Eu sou caco, estou, quebrado!

O que eu posso?

Aí o oleiro chega e fala: Ahan! Você feriu porque é barro neh? Tudo bem! Vamos trabalhar um pouquinho nesse caco!

Aí o caco pensa: Me dei bem, mas o oleiro pega um objeto e começa a quebrar!

Aí o caco que feria diz: Mas porque você me quebrou? O oleiro responde: Você não tinha culpa de ser caco, você não tinha culpa de ferir ninguém, afinal quem te deixou como caco fui eu!

2 – PÓ: Isaías 26:5 Porque ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; humilha-a, humilha-a até ao chão, e derruba-a até ao pó. O pó é seco e precisa ser molhado para ser moldado.

Somos como o pó da terra e precisamos ser molhados para ser moldado. O que molha o pó? Há duas coisas que molham o pó: lágrimas Salmos 42:3 e a água que representa a Palavra de Deus para quem está sedento da presença do Senhor Salmos 42:1.

A palavra de Deus e as lágrimas tornam nossas vidas mais moldáveis. As lágrimas que derramamos são úteis para reconhecermos nossa necessidade de Deus e mudar de vida umedecendo o que estava seco.

O rei Davi também foi um exemplo de pessoa que estava no pó do pecado e teve que reconhecer sua necessidade de Deus dizendo: “Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Salmos 103:14). Você já se sentiu como o pó? Deixe Deus molhar sua vida com a água da Palavra!

3 – BARRO: Isaías 64:8. Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. O barro é a massa de pó de argila e água e pode ser moldado facilmente. – Deus disse: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jeremias 18:6) Permita que Deus molde seu temperamento, atitudes e caráter. Cuidado com as coisas do mundo que endurecem o seu coração contra Deus. Você já s sentiu como barro? Deus é o Oleiro, seja barro nas mãos do Senhor! Deus quer moldar sua vida!

Conclusão:

Mas porque Deus não deixa o barro no estado certo para o molde antes da olaria?

É melhor que passar por esses processos!

Mas a resposta é simples: Tem coisas que só é possível tirar em cima da roda, tem imperfeições que só é descoberta em cima da roda, então não se preocupe, pois quando o oleiro molda, ele tira tudo, o orgulho, a vaidade, os status, somente para você ser um vaso de barro e não um vaso que aparenta ser forte, quando está fragilizado por dentro!

Nunca despreze sua chamado porque está difícil prosseguir!


Pregador Lorran Azevedo.

Comments


©2019 by Pregador Lorran Azevedo. Proudly created with Wix.com

bottom of page